A internacionalização do RMB diante do controle sobre o sistema financeiro chinês

The internationalization of the RMB in view of the control over the Chinese financial system

Autores

  • William Daldegan Universidade Federal de Pelotas
  • Ana Tereza L. M. Sousa Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.6491336

Palavras-chave:

China, RMB, Internacionalização da moeda, Sistema Financeiro, Conta de capital

Resumo

Pós-crise de 2008 a China iniciou um processo de internacionalização de sua moeda, o Renminbi (RMB), visando estimular reformas domésticas no setor financeiro,impulsionar exportações e investimentos. Foram estabelecidos acordos de swapcambial, criado sistema de pagamentos internacionais específico, e o RMB incluído na cesta de moedas do FMI. Contudo, desde meados da década de 2010, a trajetória de internacionalização do RMB tem apresentado dificuldades para seu avanço. Neste trabalho, o nosso objetivo é analisar essas dificuldades.Argumentamos que fatores externos e internos contribuem para compreender dificuldades de internacionalização da moeda: externamente, o papel desempenhado pelo dólar, que se mantém central com redes de externalidades reproduzindo sua força como moeda internacional; domesticamente, a opção da China por manter o controle de sua conta capital dificulta a inserção externa do RMB. Concluímos que a China tem sacrificado a internacionalização do RMB com vistas a manter o controle sobre o seu sistema financeiro.

Biografia do Autor

William Daldegan, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Relações Internacionais pelo San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC SP), professor adjunto do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Líder do Grupo de Pesquisa “Economia, Política e Desenvolvimento Internacional.

Ana Tereza L. M. Sousa , Universidade Federal do ABC

Doutora em Relações Internacionais pelo San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC SP), professora adjunta dos bacharelados em Ciências e Humanidades (BCH) e Relações Internacionais (BRI) e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC), Vice-coordenadora do Observatório de Inserção Internacional e Política Externa do Brasil (OPEB) da UFABC.

Downloads

Publicado

2022-04-27

Como Citar

Daldegan, W., & Sousa , A. T. L. M. (2022). A internacionalização do RMB diante do controle sobre o sistema financeiro chinês : The internationalization of the RMB in view of the control over the Chinese financial system. Revista Intellector - ISSN 1807-1260 - [CENEGRI], 18(36), 02–14. https://doi.org/10.5281/zenodo.6491336

Edição

Seção

Artigos/Articles