Crise humanitária na Venezuela: uma reflexão sobre a rede de atendimentos dos fluxos venezuelanos em Roraima

Humanitarian crisis in Venezuela: a reflection on the service network of Venezuelan flows in Roraima

Autores

  • Kelma Cristina da Silva Wendling Associação Brasileira de Consultoria e Assessoria em Comércio Exterior
  • Francisleile Lima Nascimento Universidade Federal de Roraima
  • Elói Martins Senhoras Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.6492050

Resumo

A presente pesquisa aborda a temática da crise humanitária decorrente da crise política e econômica, evolucionada de modo incremental na Venezuela no período de 2010 a 2016/2017, refletindo sobre a rede de atendimento aos fluxos de imigrantes venezuelanos em Roraima. O presente estudo tem por objetivo mostrar que essa rede de atendimento foi estabelecida através de um Acordo de Cooperação Técnica bilateral entre o Ministério de Desenvolvimento Social e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), visando gerenciar as principais tomadas de decisões sobre a crise migratória da Venezuela no Brasil. A metodologia se fundamenta em uma revisão de literatura, de caráter descritivo exploratória, com a abordagem qualitativa e análise de conteúdo. Sendo assim, comprovou-se que o controle vigente realizado pelo ACNUR é necessário, porém insuficiente, para identificação e o cadastro biométrico dos abrigados, emissão de carnês, segurança, distribuição de alimentos nas refeições, distribuição de kits de limpeza e higiene, além de outros itens de primeira necessidade, impulsionando e apoiando a organização comunitária, divulgando informes, coordenação das barracas disponíveis para acomodação das famílias e pessoas, seja nos dormitórios ou em barracas, sempre visando a coordenação geral dos abrigos.

Biografia do Autor

Kelma Cristina da Silva Wendling, Associação Brasileira de Consultoria e Assessoria em Comércio Exterior

Bacharel em Relações Internacionais. Especialista pós-graduada com MBA em Logística Internacional pela Associação Brasileira de Consultoria e Assessoria em Comércio Exterior (ABRACOMEX).

Francisleile Lima Nascimento, Universidade Federal de Roraima

Geógrafa. Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Empreendedora Educacional. Professora de Ensino Básico e Superior.

Elói Martins Senhoras, Universidade Federal de Roraima

Professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e pesquisador do Think Tank IOLEs. Economista e Cientista Político.  Doutor em Ciências. 

Downloads

Publicado

2022-04-27

Como Citar

Wendling, K. C. da S., Nascimento, F. L. ., & Senhoras, E. M. . (2022). Crise humanitária na Venezuela: uma reflexão sobre a rede de atendimentos dos fluxos venezuelanos em Roraima: Humanitarian crisis in Venezuela: a reflection on the service network of Venezuelan flows in Roraima. Revista Intellector - ISSN 1807-1260 - [CENEGRI], 18(36), 15–27. https://doi.org/10.5281/zenodo.6492050

Edição

Seção

Artigos/Articles