A concepção travassiana e a sua importância para a organização territorial do Brasil

The Travassian conception and its importance for the territorial organization of Brazil

Autores

  • Marcos Antônio Fávaro Martins Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.6492324

Resumo

O objetivo do artigo é o de avaliar as condições e a atualidade do pensamento geopolítico de Mário Travassos enquanto método de interpretação da implantação da infraestrutura viária e energética na América do Sul. A escala de analise adotada é a continental e, o recurso a bibliografia autorizada demonstra que as contribuições travassianas continuam atuais para a interpretação do desenvolvimento territorial da América do Sul. Conclui-se também que o comércio de hidrocarbonetos, em paralelo com a implantação da infraestrutura, é um dos vetores do processo de integração sul-americano.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Fávaro Martins, Universidade Paulista

Doutor em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo; Professor Titular do Curso de Relações Internacionais da Universidade Paulista, nas cadeiras de “Geopolítica, Regionalização e Integração” e “Relações Internacionais da América Latina”. É membro da “Associação Brasileira de Geopolítica”, do “Centro de Estudos em Geopolítica e Relações Internacionais” e do “Núcleo de Estudos e Pesquisas de Política Internacional, Estudos Internacionais e Políticas Comparadas”.

Downloads

Publicado

2022-04-27

Como Citar

Marcos Antônio Fávaro Martins. (2022). A concepção travassiana e a sua importância para a organização territorial do Brasil: The Travassian conception and its importance for the territorial organization of Brazil. Revista Intellector - ISSN 1807-1260 - [CENEGRI], 18(36), 28–44. https://doi.org/10.5281/zenodo.6492324

Edição

Seção

Artigos/Articles