QUESTÃoES PRELIMINARES SOBRE A DIVISÃO ADMINISTRATIVA DOS TERRITÓRIOS NA AMÊRICA DO SUL

Autores

  • Ricardo Luigi Departamento de Geografia, Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Centro de Estudos de Geopolítica e Relações Internacionais.

Resumo

Nos dias atuais, as crescentes perspectivas de integração entre os países da Amêrica do Sul - haja vista que, paulatinamente, o Mercosul ê inflado com a associação de países que fazem parte do Pacto Andino - trazem à tona a necessidade de se conhecer o modelo de divisão políticoadministrativa dos territórios dessa banda do continente. Isto porque a maior interação econômica cria uma necessidade de se fazer mais intensamente comparações de dados estatísticos, sejam eles de ordem econômica, política ou social (principalmente demográfica). Ê preciso, para evitar esse erro grave, que se conheça os critêrios de divisão administrativa que cada estado-nação confere ao seu território. Minimamente, objetiva-se discutir tambêm a questão da configuração da menor unidade administrativa de cada país, já que todas as outras unidades administrativas de hierarquia maior são formadas pela associação daquelas de hierarquia imediatamente inferior.

Downloads

Como Citar

Luigi, R. (2006). QUESTÃoES PRELIMINARES SOBRE A DIVISÃO ADMINISTRATIVA DOS TERRITÓRIOS NA AMÊRICA DO SUL. Revista Intellector - ISSN 1807-1260 - [CENEGRI], 1(01), 01–07. Recuperado de http://revistaintellector.cenegri.org.br/index.php/intellector/article/view/59

Edição

Seção

Artigos/Articles