NTRODUÇÃO AOS DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Autores

  • Elói Martins Senhoras Economista, cientista político e especialista pós-graduado em administração - gestão estratêgica de empresas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); visiting scholar na University of Texas at Austin (UT) e na Universidad de Buenos Aires (UBA); visiting researcher na University of British Columbia (UBC) e na University of California, Los Angeles (UCLA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) âEUR" Instituto de Geociências (IG).

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar quais tem sido as principais questões levantadas com relação aos chamados âEURoeDireitos de Propriedade IntelectualâEUR (DIPs - IPR) a partir do ângulo de análise das relações internacionais. O tema ê relevante dada a sua grande importância na atual fase do capitalismo globalizado, uma vez que a geração de conhecimentos e de novos produtos ê um dos mais importantes determinantes das estratêgias competitivas das empresas tanto no mercado domêstico quanto mundial, o que refletiu no Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados com o Comêrcio (TRIPS), negociado durante a Rodada Uruguai, quando surgira como um dos três acordos multilaterais que formam a estrutura fundamental da OMC - WTO. Com essa discussão são fornecidos os subsídios para a garantia de pluralidade e o aprofundamento do debate sobre as principais controvêrsias e resultados da elaboração das leis estabelecidas institucionalmente nas relações internacionais e suas conseqëências para os principais agentes envolvidos.

Downloads

Como Citar

Senhoras, E. M. (2016). NTRODUÇÃO AOS DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Revista Intellector - ISSN 1807-1260 - [CENEGRI], 4(07), 01–26. Recuperado de http://revistaintellector.cenegri.org.br/index.php/intellector/article/view/90

Edição

Seção

Artigos/Articles