Os Desafios da Cibersegurança Russa: Algumas Considerações

The Challenges of Cybersecurity Russian: Some Considerations

Autores

  • Charles Pennaforte Universidade Federal de Pelotas
  • Thiago Kazuhira Hayasaka Ramos Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5068887

Resumo

Nos anos recentes, o ciberespaço consolidou-se como um novo meio de disputa estratégica entre os Estados Nacionais, o qual foi utilizado em conjunto com as formas tradicionais de guerra, incrementando o potencial estratégico do país que o utilizar. A Rússia é considerada um dos países pioneiros na utilização do ciberespaço como instrumento estratégico, visto a atribuição para ela dos casos de ataque cibernético na Estônia, na Geórgia e na Ucrânia. O presente artigo analisa a ambição da Rússia de obter um maior controle sobre suas redes de informação, posicionamento marcado pela publicação da nova Doutrina de Segurança da Informação em 2016 e da assinatura da lei “Internet Soberana” em maio de 2019, que garante a possibilidade de determinar o isolamento da internet russa do resto do mundo.

Biografia do Autor

Charles Pennaforte, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Relações Internacionais pela Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Professor curso de Relações Internacionais e coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Coordenador do Grupo de Pesquisa CNPq Geopolítica e Mercosul (GeoMercosul) e do Laboratório de Geopolítica, Relações Internacionais e Movimentos Antissistêmicos (LabGRIMA)/UFPEL.

Thiago Kazuhira Hayasaka Ramos, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmico do curso de Relações Internacionais Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPq Geopolítica e Mercosul (GeoMercosul) e do Laboratório de Geopolítica, Relações Internacionais e Movimentos Antissistêmicos (LabGRIMA)/UFPEL.

Downloads

Publicado

2021-07-09

Como Citar

Pennaforte, C., & Ramos, T. K. H. (2021). Os Desafios da Cibersegurança Russa: Algumas Considerações: The Challenges of Cybersecurity Russian: Some Considerations. Revista Intellector - ISSN 1807-1260 - [CENEGRI], 17(34), 47–61. https://doi.org/10.5281/zenodo.5068887

Edição

Seção

Artigos/Articles