Integração das Cidades Gêmeas de São Borja e Santo Tomé na Área da Educação

Integration of the Twin Cities of São Borja e Santo Tomé in the area of Education

Autores

  • Itamara Martins de Souza Universidade Federal do Pampa
  • Carmen Regina Dorneles Nogueira Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5068919

Resumo

A interação entre São Borja e Santo Tomé é uma realidade, contudo, na educação as trocas são em menores escalas. Para permitir tratamento diferenciado aos residentes em cidades gêmeas, foi firmado acordo entre Brasil e Argentina, que traz a possibilidade de cooperação na educação. A recente criação do Comitê de Integração Fronteiriça dos municípios traz nova perspectiva para a efetiva integração regional. Integra este Comitê a Comissão de Educação, Cultura e Universidades, que demonstra expectativas de cooperação. O objetivo desta pesquisa foi apresentar a legislação, as intenções registradas em reuniões do Comitê e as experiências anteriores de cooperação na educação. A pesquisa é exploratória, através de levantamento bibliográfico e documental. Observou-se que as experiências de cooperação na educação são incipientes. Constatou-se que para o Acordo concretizar-se, é necessária a regulamentação de sua implementação. Cabe a novos estudos a análise do progresso dos trabalhos da Comissão de Educação, Cultura e Universidades.

Biografia do Autor

Itamara Martins de Souza, Universidade Federal do Pampa

Mestranda em Políticas Públicas (Unipampa), Especialista em Gestão Pública Municipal (Unipampa), Graduada em Ciências Contábeis (Urcamp).

Carmen Regina Dorneles Nogueira, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Geografia Humana (USP), Mestre em Geografia Humana (USP), Especialista em Geografia Humana (FIC), Graduada em Geografia (UFSM).

Downloads

Publicado

2021-07-09

Como Citar

Souza, I. M. de, & Nogueira, C. R. D. (2021). Integração das Cidades Gêmeas de São Borja e Santo Tomé na Área da Educação: Integration of the Twin Cities of São Borja e Santo Tomé in the area of Education. Revista Intellector - ISSN 1807-1260 - [CENEGRI], 17(34), 84–95. https://doi.org/10.5281/zenodo.5068919

Edição

Seção

Miscellaneous