Fronteiras, Geopolítica e Relações Internacionais

Borders, Geopolitics and International Relations

Autores

  • Maria de Fátima Bento Ribeiro Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.7236785

Palavras-chave:

Fronteira, Crise, Geopolítica, Poder, Relações Internacionais.

Resumo

A pandemia da Covid-19 aprofundou uma crise mundial econômica, política e ecologia. Nesse contexto, é necessário abordar o fechamento das fronteiras, fator que induz a discussões sobre o Estado, soberania, controle e políticas. O objetivo do presente artigo, a partir dos estudos sobre fronteira, é refletir sobre o poder, a geopolítica e as relações internacionais a dentro do contexto de crise, o que, de modo geral, nos leva a repensar a nossa história. Para tal, o texto se divide em duas seções: o fechamento das fronteiras e sua repercussão e os limites da globalização e a geopolítica. Por fim, as crises que enfrentamos rememoram tempos sombrios de guerras, bomba atômica, destruição, acentuando-se pelo conflito bélico entre países com capacidade de armas nucleares. A citar, Noam Chomsky destaca três ameaças à existência humana: “a ameaça da guerra nuclear, a ameaça do aquecimento global e a deterioração da democracia".

Biografia do Autor

Maria de Fátima Bento Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em História na área de Política, Memória e Cidade, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), no curso de bacharelado em Relações Internacionais.

Downloads

Publicado

2022-10-24

Como Citar

Ribeiro, M. de F. B. . (2022). Fronteiras, Geopolítica e Relações Internacionais: Borders, Geopolitics and International Relations. Revista Intellector - ISSN 1807-1260 - [CENEGRI], 19(37), 45–57. https://doi.org/10.5281/zenodo.7236785

Edição

Seção

Artigos/Articles