Cultura e Identidade Nacional: Reflexões sobre a camisa da Seleção Brasileira de Futebol

Culture and National Identity: Reflections on the Brazilian Football Team shirt

Autores

  • Maria de Fátima Bento Ribeiro Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Autor
  • Naiara Souza da Silva Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.12741087

Palavras-chave:

Cultura, Identidade, Futebol, Camiseta Canarinho. Sentidos.

Resumo

Diante do par esporte/sociedade, pontuamos que reflexões acerca da cultura brasileira e da identidade nacional se tornam sempre necessárias para a compreensão do nosso espaço e das fronteiras que o permeiam, seja entre territórios ou corpos. Para o presente texto, trazemos como objeto de análise a camisa verde-amarela da Seleção Brasileira de Futebol, pela representatividade nacional que assume singular importância na construção cultural e identitária do Brasil. Apesar do projeto da camisa “amarelinha” ter sido idealizado individualmente, esta se tornou expressão coletiva como uma manifestação da cultura relacionada à força do esporte mais popular do país, em diferentes gerações. A camisa é um fenômeno, um artefato social que produz diferentes sentidos. Criada em determinado momento histórico para fortalecer o sentimento de identificação e de pertencimento do povo, ela ultrapassa os limites de uma paixão esportiva. Precisamente, nossa atenção volta-se às condições de produção atuais em que a narrativa em torno da camisa é marcada no desencadeamento de tensões políticas e ideológicas, já que houve certa apropriação e ressignificação do seu uso, por volta do ano de 2013, por determinada parcela da sociedade brasileira. Assim, como o ano de 2022 é um ano de Copa do Mundo FIFA e de Eleição para à Presidência da República do Brasil, sendo futebol e política o centro das atenções e discussões, interessa-nos pensar sobre o uso da camiseta “canarinho” e a sua importância na construção da identidade nacional, na medida em que esse símbolo ora causa orgulho, ora constrangimento, em função das últimas manifestações políticas. O fato é que precisamos lutar pelos símbolos nacionais que representam nossa identidade, o que evidencia que o debate da identidade nacional está sempre sendo (re)atualizado.

Biografia do Autor

  • Maria de Fátima Bento Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

    Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Professora Adjunta no Curso de Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). E-mail: mfabento@hotmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0180388827878343.

  • Naiara Souza da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

    Doutora em Letras. Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). E-mail: naiaraa_souza@hotmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8172758897256933.

Downloads

Publicado

29-07-2024

Como Citar

Cultura e Identidade Nacional: Reflexões sobre a camisa da Seleção Brasileira de Futebol: Culture and National Identity: Reflections on the Brazilian Football Team shirt. (2024). Revista Intelector, 21(41), 58-73. https://doi.org/10.5281/zenodo.12741087