Sustentabilidade financeira dos programas de transferência de renda no Brasil: desafios e perspectivas

Financial sustainability of income transfer programs in Brazil: challenges and perspectives

Autores

  • Liziane Angelotti Meira Fundação Getúlio Vargas Autor
  • Carina Bellini Cancella Fundação Getúlio Vargas Autor
  • Eduardo Silva Luz Fundação Getúlio Vargas Autor https://orcid.org/0000-0002-0237-5653

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.12741099

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Renda, Desafios Orçamentários e Justiça Social

Resumo

O presente artigo dedica-se a analisar a trajetória das políticas públicas sociais no Brasil, desde a Constituição de 1988, até o atual momento político, com foco fundamental nos programas de transferência de renda. Pretende-se destacar como se mostrou, e ainda é, necessário realizar uma discussão sobre tais programas, diante da crise social e econômica pela qual o país passou nos últimos anos, visando garantir a redistribuição de renda e promover a justiça social. Dessa forma, nesta pesquisa, propõe-se uma reflexão sobre os desafios atuais e as perspectivas futuras dos programas de transferência de renda em face dos desafios orçamentários.

Biografia do Autor

  • Liziane Angelotti Meira, Fundação Getúlio Vargas

    Professora, Doutora, Pesquisadora e Coordenadora Adjunta do Mestrado em Políticas Públicas e Governo da Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getúlio Vargas (EPPG/FGV). 

  • Carina Bellini Cancella, Fundação Getúlio Vargas

    Mestra em Políticas Públicas e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (EPPG/FGV), Procuradora da Advocacia-Geral da União.

  • Eduardo Silva Luz, Fundação Getúlio Vargas

    Mestre em Direito. Assistente de Pesquisa na Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getúlio Vargas (EPPG/FGV), Advogado.

Downloads

Publicado

29-07-2024

Como Citar

Sustentabilidade financeira dos programas de transferência de renda no Brasil: desafios e perspectivas: Financial sustainability of income transfer programs in Brazil: challenges and perspectives. (2024). Revista Intelector, 21(41), 102-124. https://doi.org/10.5281/zenodo.12741099