O Brasil no centro do mundo: o ensino da política externa brasileira como elemento de compreensão do espaço geográfico mundial na educação básica
Brazil at the center of the world: teaching Brazilian foreign policy as an element of understanding the world's geographic space in basic education
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13118939Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Política Externa Brasileira, Educação básica.Resumo
Esse artigo é fruto de estudos preliminares cujo objetivo geral é desenvolver um material que auxilie no processo ensino aprendizagem de temas e conceitos de Geografia, trabalhados no ensino fundamental, relacionados ao espaço geográfico mundial e ao processo de globalização. Tendo em vista a relevância da temática sobre a organização política e econômica do espaço mundial que é dada tanto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quanto pelos currículos de redes públicas de educação e da necessidade do desenvolvimento de um raciocínio geográfico com os alunos, o desenvolvimento de metodologias para além dos tradicionais livros didáticos, pode ser um caminho para um maior interesse por parte do corpo discente em temas aderentes à geografia da inserção internacional do Brasil. Acreditamos, portanto, que um caminho para a compreensão do Espaço Mundial é a perspectiva e o olhar a partir do Brasil, isto é, colocando-o no centro do mundo para buscar um entendimento levando-se em consideração a maneira como o país têm se colocado no sistema internacional. Para tanto, conceitos e paradigmas relacionados aos estudos da política externa brasileira surgem como elementos basilares aos conteúdos tradicionais da geografia no ensino básico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alexandre Perez Menezes de Castro, Vitor Stuart Gabriel de Pieri (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.