O Brasil no centro do mundo: o ensino da política externa brasileira como elemento de compreensão do espaço geográfico mundial na educação básica

Brazil at the center of the world: teaching Brazilian foreign policy as an element of understanding the world's geographic space in basic education

Autores

  • Alexandre Perez Menezes de Castro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Autor
  • Vitor Stuart Gabriel de Pieri Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13118939

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Política Externa Brasileira, Educação básica.

Resumo

Esse artigo é fruto de estudos preliminares cujo objetivo geral é desenvolver um material que auxilie no processo ensino aprendizagem de temas e conceitos de Geografia, trabalhados no ensino fundamental, relacionados ao espaço geográfico mundial e ao processo de globalização. Tendo em vista a relevância da temática sobre a organização política e econômica do espaço mundial que é dada tanto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quanto pelos currículos de redes públicas de educação e da necessidade do desenvolvimento de um raciocínio geográfico com os alunos, o desenvolvimento de metodologias para além dos tradicionais livros didáticos, pode ser um caminho para um maior interesse por parte do corpo discente em temas aderentes à geografia da inserção internacional do Brasil. Acreditamos, portanto, que um caminho para a compreensão do Espaço Mundial é a perspectiva e o olhar a partir do Brasil, isto é, colocando-o no centro do mundo para buscar um entendimento levando-se em consideração a maneira como o país têm se colocado no sistema internacional. Para tanto, conceitos e paradigmas relacionados aos estudos da política externa brasileira surgem como elementos basilares aos conteúdos tradicionais da geografia no ensino básico.

Biografia do Autor

  • Alexandre Perez Menezes de Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

    Mestrando em Ensino de Geografia pelo PROFGEO da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

  • Vitor Stuart Gabriel de Pieri, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

    Professor Associado do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

29-07-2024

Como Citar

O Brasil no centro do mundo: o ensino da política externa brasileira como elemento de compreensão do espaço geográfico mundial na educação básica: Brazil at the center of the world: teaching Brazilian foreign policy as an element of understanding the world’s geographic space in basic education. (2024). Revista Intelector, 21(41), 125-141. https://doi.org/10.5281/zenodo.13118939